sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Entre Páginas: The Raven Boys, de Maggie Stiefvater [Opinião]

Autor: Maggie Stiefvater

Editor: Scholastic Press


Edição: Setembro de 2012


Colecção/Série: The Raven Cycle


Páginas: 454


Formato: Paperback







Sinopse: Blue has spent the majority of her sixteen years being told that if she kisses her true love, he will die. When Blue meets Gansey’s spirit on the corpse road she knows there is only one reason why – either he is her true love or she has killed him.
Determined to find out the truth, Blue becomes involved with the Raven Boys, four boys from the local private school (lead by Gansey) who are on a quest to discover Glendower – a lost ancient Welsh King who is buried somewhere along the Virginia ley line. Whoever finds him will be granted a supernatural favour.
Never before has Blue felt such magic around her. But is Gansey her true love? She can’t imagine a time she would feel like that, and she is adamant not to be the reason for his death. Where will fate lead them?

Sobre a autora: Maggie Stiefvater é uma jovem escritora norte-americana nascida em 1981, que escreve ficção fantástica juvenil. Todas as suas obras se têm tornado grandes êxitos, batendo recordes de permanência nas tabelas de vendas. Entre os vários títulos que já publicou destacam-se The Scorpio Races e The Raven Boys. A trilogia Shiver, que conta já com um milhão e setecentos mil exemplares impressos só nos EUA, tem recebido inúmeras nomeações e prémios, e encontra-se traduzida em 36 idiomas. Em Portugal foi publicada pela Editorial Presença.

Opinião: Antes de mais, devo dizer que este livro foi uma compra de impulso para aproveitar uma promoção da Wook, mas ainda bem que o comprei, pois fiquei completamente rendida à história da Blue e dos seus Raven Boys.

Blue é uma rapariga de dezasseis anos oriunda de uma família muito peculiar de videntes e adivinhos. Sobre ela há uma profecia que prevê que se ela beijar o seu verdadeiro amor este acabará por morrer, embora tal nunca tenha sido uma preocupação para ela até à noite em que ela própria vê o espírito de um rapaz que está destinado a morrer durante aquele ano.
Por outro lado, temos Gansey, Adam, Ronan e Noah, quatro estudantes da academia de Algionby, também conhecidos por Raven Boys, que se encontram numa demanda para encontrar o túmulo de um rei galês à muito perdido.

Todos eles, devo dizer, demonstraram ser personagens com quem facilmente simpatizamos e nos conseguimos relacionar. Adorei a Blue com a sua originalidade, o Ronan com o seu humor instável, o Noah com a sua calma e a maior surpresa de todo o livro. E , claro, Gansey, o líder do grupo e a minha personagem preferida. O único elemento sobre o qual ainda permanecem dúvidas é Adam, pois se houve alturas em que gostei dele também houve outras em que não o suportei.

Quanto ao enredo, devo confessar que inicialmente me custou um pouco entrar na história, talvez por a cada página que lia esperar o nascimento de um romance quase instantâneo entre a Blue e o Gansey, uma vez que é algo muito comum é neste tipo de livro. No entanto, tal nunca chegou a acontecer. Aliás, neste livro o romance tem um papel secundário, tendo sido dada mais importância à busca pelo túmulo de Gwendower e às relações entre os rapazes, e entre eles e Blue. Nesse aspecto, é um livro que me lembrou bastante as séries "Uma Aventura" e "Os Cinco", uma vez que, e ao contrário do normal nos romances YA paranormais mais actuais, eles não tem inimigos a combater, mas sim uma missão a cumprir.

No geral, um livro que recomendo vivamente!

Avaliação: 4.5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário